top of page

Ismaily Sanches - Aula - Open Strings

Aula do Ismaily Sanches a respeito de open Strings que saiu na Guitar Player 241

Open String’s (Ismaily Sanches)

‘’Open String’s’’ é uma expressão usada na guitarra Country, que significa algo como ‘’cordas soltas’’ ou ‘’cordas abertas’’, um recurso extremamente usado nesse estilo, onde as frases digitadas são misturas com as cordas soltas.

Nesse exemplo, usei uma progressão harmônica que vai rodando em quartas ascendentes (A7 – D7 – G7 – C), no ‘’clima’’ Country/Blues. A ideia é tocar as frases usando palheta e dedos, fazendo com que as notas se misturem entre elas, ligando um acorde no outro. Um pouco de compressão pode ajudar a nivelar as notas tocadas com os dedos com as notas tocadas com a palheta.

Dos compassos 1 ao 6, todas as frases foram construídas em cima de arpejos descendentes, que saem de alguma nota da tétrade em questão, misturadas com algumas outras notas disponíveis, como 9ªs, 11ªs e 13ªs. No acorde A7 partimos da nota C# (3ª maior do A7), no D7 começamos da nota C (7ª menor do D7), e no acorde de G7 também saímos da 3ª maior, que é uma nota B.

Nos compassos 7 e 8, estamos em C, e não damos a intenção ‘’blues’’, portanto, não usamos a sétima menor (7ª), usamos a 7ª maior do acorde de C (nota B), junto com outras notas do acorde, concluindo a frase com uma característica do estilo, que é tocar a 3ª menor como nota de passagem, até chegar na 3ª maior.

Dos compassos 9 ao 16, repetimos o mesmo ciclo de acordes, usando praticamente a mesma ideia em uma outra região, sempre começando por uma nota estratégica, conectando os acordes, usando mais ligados (hammer-on e pull-off) que os compassos anteriores.

Para dominar a guitarra Country, a compreensão da harmonia e a visualização dos acordes escondidos no meio das frases são de extrema importância, conectar os acordes de maneira sutil e musical, enriquecerá muito seu fraseado.

Bons estudos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page